iGames CF

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
iGames CF

Bem-Vindo ao iGames CF ! Você ja se registrou ?


    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações

    avatar
    Convidad
    Convidado


    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Empty [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações

    Mensagem  Convidad Sáb Nov 12, 2011 8:39 pm

    Navegar na Internet é sempre um 'tiro no escuro', você não sabe se o site que está acessando é seguro ou se o arquivo que está baixando contém vírus. Esta dúvida aflige muitos usuários. Mas pra que se torturar com esta angústia se há solução?

    Neste caso, o recomendável é utilizar sempre uma Sandbox para navegar tranquilo e com segurança. E para isso, nós aconselhamos o uso do Sandboxie.

    O que é uma Sandbox?

    Em segurança da informação, sandbox (Caixa de Areia) é um mecanismo de segurança que é utilizado para separar os programas em execução no ambiente virtual do computador do usuário. Através da sandbox, é possível executar programas com códigos duvidosos e maliciosos, ou alterar algumas partes do sistema, sem afetar a sua máquina real.

    Qualquer operação realizada dentro da sandbox, não tem efeito no computador.

    O que é o Sandboxie?

    Com nome bem semelhante, sandboxie ou caixa de areia, nada mais é do que uma sandbox. O sandboxie cria um ambiente seguro e isolado em seu computador, e permite que você execute programas através do espaço isolado, sem atingir o seu sistema real.

    Todo o fluxo de conteúdo, incluindo os dados da navegação na Internet (histórico, arquivos temporários e etc) passado dentro da sandboxie, não é levado para o computador. Portanto, você pode navegar na web tranquilamente e instalar seus programas favoritos, sem se preocupar com a segurança e estabilidade de seu computador.

    ATENÇÃO: não é recomendável o teste com malwares e vírus por intermédio de uma sandbox. Para testes como estes, o aconselhável e mais seguro é a utilização de uma máquina virtual. Em breve, iremos postar artigos e materiais ensinando a como trabalhar e usar uma máquina virtual.

    Compatibilidade
    O sandboxie é compatível com Windows 2000/XP/Vista e Seven - 32 e 64 bits.

    Download:
    Homepage:
    sandboxie

    Link Direto

    Explicando as Opções do Sandboxie
    Após baixar e instalar o sandboxie, ele integra automaticamente o seu navegador padrão na caixa


    Observe que ao executar a caixa de areia, um ícone amarelo ficará ativo na área de notificação (ao lado do relógio do PC). Você pode acessar a interface apenas dando dois cliques neste ícone ou clicando com o direito do mouse.
    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Icone

    Na parte superior da janela do sandboxie, encontramos cinco menus. Os quais estão descritos logo abaixo.

    Menu Arquivo
    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-1

    Neste menu encontramos cinco opções.

    Terminar Todos os Programas -> clicar nesta opção faz com que todos os aplicativos que estiverem rodando sob a proteção do Sandboxie sejam fechados imediatamente.

    Desabilitar Programas Forçados -> iniciar algum programa forçado 'X' fora da supervisão do Sandboxie, e depois todos os outros programas forçado iniciados por que o programa 'X' vai também começar fora da supervisão do Sandboxie.

    A janela está numa caixa de areia? -> clicar nesta opção faz surgir uma pequena janela contendo um ícone ao lado esquerdo. Isso serve para que você comprove que os programas rodando no Sandboxie, estão realmente sob proteção do ambiente isolado. Para tal comprovação, arraste o ícone do lado esquerdo para a janela do navegador.

    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-2

    Monitor de Acesso a Recursos -> apresenta as atividades que os programas rodados sob supervisão do Sandboxie estão realizando.

    Sair -> fecha a janela da Sandboxie.


    Menu Exibir
    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-3

    Neste menu há apenas os modos de exibição da interface de seu Sandboxie, e o menu de conexto. Você pode alternar entre Programas ou Arquivos e Pastas.

    Programas -> selecionando este modo, será exibido apenas o ícone dos programas rodados sob supervisão do Sandboxie. O painel ficará assim:
    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-4


    Arquivos e Pastas -> pessoalmente recomendo este modo. Selecionando Arquivos e Pastas o seu Sandboxie exibirá os diretórios do sistema e os arquivos criados por programas que você instalar na caixa de areia. O painel então ficará assim:
    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-5

    Para visualizar os arquivos e pastas, basta expandir as chaves "Recuperação Rápida de Pastas" e "Todos os Arquivos e Pastas", clicando no sinalzinho de "+" (mais) ao lado das chaves.

    OBS: a chave Recuperação Rápida de Pastas, é totalmente expandida somente se você instalar algum aplicativo na Sandboxie.

    Menu de Conexto Shift+10 -> selecionando esta opção, a caixa de areia exibirá o menu de conexto do programa. É a mesma coisa que clicar com o direito do mouse sobre o ícone amarelo do Sandboxie na área de notificação (ao lado do relógio do computador).

    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-11

    Menu Caixa
    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-6
    Neste menu encontraremos três opções, sendo uma delas, expansível.

    DefaultBox -> colocando o mouse sobre esta opção, um segundo menu é aberto à direita, com outros recursos. Os quais explicaremos daqui a pouco.

    Criar Nova Caixa de Areia -> selecionando esta opção, você poderá criar uma segunda, terceira, quarta, ou quantas caixas de areia quiser.

    Localização das Caixas -> esta opção aponta o diretório no qual a pasta do Sandboxie está salva em seu PC. Você pode estar acessando esta pasta a qualquer hora. E mesmo depois de fechar e limpar o Sandboxie, a pasta continua. Porém, sem arquivos.

    Mais sobre a opção DefaultBox
    Como dito anteriormente, esta opção guarda um segundo menu com as demais opções.
    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-8

    Rodar nesta caixa -> com o mouse sobre esta opção, um terceiro menu é aberto com os seguintes itens.

    1. Rodar o Navegador Web: executa o navegador padrão do seu computador dentro da Sandboxie.
    2. Rodar o Leitor de Email: executa o Outlook ou qualquer outro gerenciador de e-mails que você possui instalado na máquina.
    3. Rodar Qualquer Programa: executa qualquer programa ou pasta do seu computador através de um comando de linha. Ou seja, para utilizar este recurso, você deve digitar o nome do executável do aplicativo que deseja abrir, o nome de um console do Windows, o nome de uma pasta, ou . (ponto) para executar o Windows Explorer. Tudo será aberto dentro da Sandboxie. Por exemplo: para aceder ao Registro do Windows pela Sandboxie, você pode ir em Rodar Qualquer Programa e digitar regedit.
    4. Rodar do Menu Iniciar: abre o menu Iniciar do Windows, só que dentro da Sandboxie. É útil caso você queira ou precise executar algum programa já instalado em seu PC, dentro da Sandboxie.
    5. Rodar Windows Explorer: executa a janela do Windows Explorer dentro da Sandboxie.

    Terminar Programas -> fecha todos os programas em execução no Sandboxie.

    Recuperação Rápida -> com esta opção você pode transferir os arquivos do ambiente do Sandboxie para o seu computador. Suponhamos que você baixou um programa através do Sandboxie para testá-lo, e acabou gostando dele. Mas não quer baixá-lo novamente em seu computador. Basta recuperar o arquivo de instalação do programa para a área de trabalho do seu PC.

    Apagar Conteúdo -> limpa toda a caixa de areia. Isto é, tudo o que está salvo no Sandboxie é apagado sem chance de recuperação.

    Explorar Conteúdo -> abre o diretório que você selecionou e clicou com o direito do mouse.

    Configurações da Caixa de Areia -> nesta área você pode configurar o Sandboxie a seu gosto. Por exemplo: através deste recurso você pode configurar a sua conta de e-mail no Outlook, remover o indicador (#) da janela do navegador executado no Sandboxie, restringir o acesso a Internet pelo Sandboxie, bloquear programas, transferir arquivos do computador para a caixa de areia, e etc.
    Há muitas configurações que podem ser realizadas aqui. No entanto, não escreverei aqui porque são configurações pessoais.

    Renomear a Caixa -> você pode dar um outro nome para a caixa do Sandboxie, e para as demais caixas (caso tenha criado outras caixas de areia)

    Remover a Caixa -> deleta a caixa selecionada. Utilize esta opção apenas se você criou uma outra caixa, e quer se desfazer da mesma.


    Menu Configurar
    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-9

    Neste menu encontramos 8 opções. Porém, este é o menu mais importante do Sandboxie - bastante cuidado ao mexer aqui.

    Alertas de Programas -> adicionando um aplicativo neste painel, o Sandboxie emitirá uma mensagem de alerta sempre que o aplicativo adicionado for executado fora da caixa.

    Integração ao shell do Windows -> aqui se encontra as opções de integração do Sandboxie com o sistema. Neste painel, você poderá decidir se o Sandboxie será iniciado junto com o Windows (ele já vem por padrão assim), se quer que apareça um ícone de execução do navegador no Sandboxie, dentre outras opções.

    Compatibilidade de Software -> com esta opção você pode adicionar os softwares que tornarão a ser compatíveis com a Sandboxie. Por exemplo: você pode adicionar algum programa de segurança, que geralmente é incompatível com a caixa de areia. Vamos supor que o software que você está tentando executar no Sandboxie está gerando erros e não consegue executar-se. Você pode adicioná-lo ao recurso de Compatibilidade de Software. Mas isso às vezes não surte efeito algum.

    Esquecer Mensagens Ocultas -> desabilita a opção "Ocultar" das mensagens de erros possam surgir no Sandboxie.

    Dicas -> nesta opção encontra-se mais duas opções conjuntas.

    1. Mostrar Todas as Dicas: lhe mostra sugestões para a resolução de erros que possam surgir
    2. Ocultar Todas as Dicas: não lhe mostra sugestões para resolver possíveis problemas de erros

    Proteger Configurações -> este recurso é útil no caso de seu computador ser compartilhado com outros utilizadores. Você pode aplicar regras no Sandboxie a partir desta opção. Por exemplo: se você é o administrador do PC, você fazer com que somente a conta de administrador mexa ou altere algo no Sandboxie.

    Editar configuração -> abre o arquivo de configuração do Sandboxie chamado Sandboxie.ini (arquivo de texto). Este arquivo guarda as principais configurações para que o Sandboxie funcione corretamente. Qualquer modificação mal feita neste arquivo pode acarretar sérios problemas com a caixa de areia. Sugiro que você não mexa neste arquivo, a menos que saiba o que está fazendo.

    Recarregar configuração -> recarrega toda modificação que tenha sido realizada nas configurações do Sandboxie. Por exemplo: se você alterou o modo de exibição da interface do programa, a opção "Recarregar configuração" irá restaurar toda a configuração da caixa - perdendo toda a configuração já feita.

    Menu Ajuda
    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-10

    Como todo software, este menu contém informações adicionais do programa.

    Tópicos da Ajuda (Web) -> abre esta página web do Sandboxie com dicas de ajuda para a utilização do software.

    Tópicos de Iniciação (Web) -> abre esta página web com um tutorial básico e simplificado de utilização da Sandboxie para iniciantes.

    Verificar Atualizações -> varre a página oficial do Sandboxie para averiguar se existe versão nova para o programa. É importante manter a caixa de areia sempre atualizada. Isso previne os riscos de segurança e corrige bugs que possam existir no aplicativo.

    Registrar o Sandboxie -> se você quiser adquirir uma licença paga do programa, após a compra, é só inserir o código de ativação através desta opção.

    Sobre o Sandboxie -> exibe informações oficiais do programa.


    No próximo artigo teremos:

    Sandboxie: Como utilizar


    Como Usar o Sandboxie (Caixa de Areia)

    Quando o sandboxie é instalado no computador, geralmente, ele cria um atalho chamado Navegador web em uma caixa. Este atalho é super útil para que você abra o navegador a partir do sandboxie mais rápido.

    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem


    Mas caso ele não tenha criado o atalho, siga o procedimento a seguir.

    1. Execute o sandboxie pelo menu Iniciar ou clique com o direito do mouse sobre o ícone dele ao lado do relógio e vá em DefaultBox > Rodar o Navegador Web.

    OBS: com a interface do sandboxie aberta, clique em Exibir e escolha a opção Arquivos e Pastas. Pois é mais fácil de trabalhar.

    2. Abrirá o navegador padrão do seu computador. Caso você queira trocar de navegador, abra o sandboxie e clique em Caixa > DefaultBox > Rodar nesta caixa > Rodar do Menu Iniciar e selecione o navegador desejado.

    3. Observe que no título da janela do navegador estará aparecendo um ícone do jogo da velha (#).

    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-6

    Essa é uma maneira de diferenciar o navegador rodado sob o sandboxie, do navegador rodado normalmente. Inclusive, você pode deixar o navegador rodando dentro do sandboxie e o outro normalmente pelo computador.


    Você também pode remover este ícone da janela do sandboxie. Basta ir em Caixa > DefaultBox > Configurações da Caixa de Areia. Marque a opção "Não mostrar o indicador do Sandboxie no título da janela" e dê um OK. Reinicie o navegador para que a alteração seja efetuada.

    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-2

    Baixando e Instalando Programas no Sandboxie


    1. Você pode baixar qualquer programa pelo sandboxie normalmente. Depois de baixar, salve sempre na área de trabalho (pois facilita a sua vida).

    2. Sempre que um download for concluído, a janela "Recuperação Imediata" será aberta.

    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-3

    Isso ocorre porque caso você queira salvar o aplicativo fora da caixa de areia (em seu sistema real), bastará clicar em Recuperar. O aplicativo será salvo na mesma pasta, só que no seu computador. Isso deve ser utilizado apenas depois de testar o programa no sandboxie e comprovar que não trará problemas ao sistema.

    Mas caso queira salvar apenas no ambiente isolado do sandboxie, clique em Fechar apenas.

    Se você desejar que esta janela não apareça após os downloads, marque a opção "Não perguntar novamente até que todos os programas rodando na caixa terminem" e clique em Fechar.

    3. Para instalar o programa, abra a interface do sandboxie dando um duplo clique em seu ícone amarelo ao lado do relógio. Expanda as chaves Recuperação Rápida de Pastas e Desktop. Você visualizará o arquivo de instalação baixado, e logo ao lado do arquivo, o tamanho do mesmo.

    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-4

    4. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção Rodar nesta caixa.
    [ARTIGO] Sandboxie: Opções e configurações Imagem-5

    A tela de instalação do programa será aberta. Instale o programa normalmente.

    5. Depois da instalação, o sandboxie mostrará os arquivos criados pelo programa. Clique em Fechar da janela.

    Dica: sempre crie um atalho do programa no desktop. Assim ficará mais fácil acessá-lo.

    6. Caso o programa não tenha criado atalho, ou não tenha iniciado automaticamente, basta ir até ele. Há várias maneiras de chegar até o mesmo. Vou explicar a mais fácil.

    Clique em Caixa > DefaultBox > Rodar nesta caixa > Rodar do Menu Iniciar ou Rodar o Windows Explorer. Procure pela pasta do programa em Arquivos de programas e execute o arquivo responsável pela abertura do programa.

    Agora se o arquivo criou um atalho no desktop, faça do mesmo jeito da instalação. Clique com o direito do mouse sobre o atalho e selecione Rodar nesta caixa.

    7. No mais, use o programa à vontade. Todos os arquivos e documentos que estão no seu computador, podem ser usados no sandboxie.

    No entanto você pode modificar todos os seus documentos dentro do sandboxie. Eles serão alterados apenas na caixa de areia. Portanto, fique tranquilo.

    Baixei um Programa Problemático

    Se você baixou algum software que tenha atingido o seu sistema de forma perigosa ou danosa, como vírus e etc, apague (limpe) imediatamente o conteúdo da caixa de areia. Lembrando que o seu computador real não é afetado pelo programa. Apenas o sistema baseado dentro do ambiente virtual do sandboxie.

    Como Limpar a Caixa de Areia

    É muito simples

    * Feche todos os programas que estiverem em execução dentro do sandboxie.
    * Vá no menu Caixa > DefaultBox e selecione Apagar Conteúdo.
    * Ou simplesmente clique com o direito do mouse sobre o ícone do sandboxie e selecione DefaultBox > Apagar Conteúdo.
    * Aparecerá um "X" vermelho no lugar do ícone do sandboxie. E depois de remover todo o conteúdo, o ícone amarelo normal retornará.





      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 12:47 am